Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa comemorou os 70 anos de sua criação.

70 anos do PAMA LS

O Parque de Material Aeronáutico de lagoa Santa comemorou os 70 anos de sua criação, com uma formatura alusiva a data.  Diversas autoridades, militares veteranos e ex-militares compareceram à solenidade, que além da Ordem do Dia teve ainda a aposição de medalhas a diversos agraciados, desfile militar do efetivo do Parque e também desfile de veteranos. Ao final, um coquetel oferecido as autoridades, agraciados e convidados.   Dentre as diversas autoridades destacamos as presenças do Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, Comandante do Comando Geral de Apoio e do Major-Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, Diretor da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico.

Histórico

A pedra fundamental do PAMA LS foi lançada em 1935, com a presença do Presidente da República e seu objetivo era abrigar o primeiro núcleo industrial do Brasil destinado a construção de aviões e hidroaviões. A construção das edificações tiveram início em 1940 e, quatro anos depois em 1944 foi iniciada a montagem da primeira série de aviões. Posteriormente o Ministério da Aeronáutica designou-o como Núcleo de Parque e finalmente, 20 anos após sua criação , a Organização ascendeu à categoria de PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO DE LAGOA SANTA,no ano de 1974. Esta mudança de categoria foi um reconhecimento de todo um trabalho responsável e profícuo desenvolvido em suas oficinas de manutenção, reparando e inspecionando as aeronaves de treinamento North American T-6 e, algum tempo depois os cargueiros Douglas C-47, tendo estas aeronaves encerrado sua vida operacional na FAB na década de 70.

Atualidade

Atualmente o PAMA LS assegura a disponibilidade de uma enorme frota de aeronaves da Força Aérea Brasileira, cujo programa de trabalho consta de: grandes reparos, revisões periódicas, fabricação e recuperação de componentes. Apoia, ainda, as Unidades Operadoras, através de um suprimento constante de material e serviços técnicos, sendo responsável, atualmente, por diferentes tipos de aeronaves, como o A-29 (Supertucano), C-98 (Caravan), T-27 (Tucano) e o T-25(Universal). O PAMA LS é, ainda, o Parque Central de Manutenção dos Equipamentos de Segurança, Salvamento e Sobrevivência, apoiando toda a FAB na manutenção e recuperação de capacetes e acessórios de voo, como botes, salva-vidas, pára-quedas e assentos ejetáveis.
Ao final da solenidade aconteceu o desfile militar da tropa, tendo um grupamento formado por veteranos encerrando o desfile

Texto e imagens: Reinaldo Neves