Athens Flying Week, um show aéreo inesquecível !

Reinaldo Neves

 

Há um ano tivemos a oportunidade de visitar tres grandes shows aéreos na Europa.  Nesta reportagem relembramos  o “Athens Flying Week” realizado anualmente pela Força Aérea Helênica, grande evento que ocorre na Base Aérea de Tanagra, situada a cerca de 90 km ao norte da cidade de Atenas, Grécia. O Show Aéreo é conhecido pela grande variedade de aeronaves participantes, incluindo aviões antigos e históricos e também a participação de equipes de outros países. Além das aeronaves de asa fixa também se apresentaram helicópteros, paraquedistas e equipes militares táticas.

Base Aérea de Tanagra
A escolha da Base de Tanagra para o evento foi bastante feliz, pois o acesso a partir de Atenas é facilitado pela moderna e ampla rodovia , além da Base ter bastante amplidão visual para o público presente. As atividades aéreas militares iniciaram no ano de 1956, com a operação dos jatos F-86E Sabre e na sequência sendo o lar de jatos T-33A, F-84F Thunderstreack, F-104G Starfighter, F-102A e TF-102A Delta Dagger.  A partir de 1975 a Base passa a receber aeronaves Mirage, operando os modelos F-1,  2000 e 2000-5. Atualmente opera também o Dassault Rafale.

Linha Estática:
Além dos aviões na linha de vôo, diversas aeronaves estavam expostas para apreciação e interação com mecânicos e tripulantes. Excelente oportunidade para registrar aeronaves como o Phantom F-4, Mirage 2000, Eurofighter Typhon, T2 Buckeye, Leonardo M-346, Panavia Tornado, F-16 fighting Falcon, Bell H-1H e o Chinook, além de outras aeronaves.

Agenda de Eventos:
30 e 31 de Agosto – Chegada de aeronaves/treino. Fotografias dentro da Base, ao lado da Pista de Pouso.
01 de Setembro – Chegada de aeronaves/treinamento. Fotografias dentro da área dos spotters, nas arquibancadas.
02 e 03 de Setembro – Show Aéreo
04 de Setembro – Partida das aeronaves – Fotografias dentro da Base, ao lado da Pista de Pouso.

Show Aéreo

Este evento foi uma oportunidade ímpar de assistir a Força Aérea Helênica demonstrar um pouco de sua operacionalidade e também conhecer sua diversidade de aeronaves.
Pela Força Aérea apresentaram-se em vôo :
Dassault Mirage F2000, Dassault Rafale, McDonnel Douglas F-4 Phantom , General Dynamics F-16 Fighting Falcon, T-6A Texan II,  Tecnan P2002JF, Cessna T-41 Mescalero, Lockheed C-130 Hércules e o Erieye Emb-145H AEW&C. Alguns realizaram show individual e outros participaram de um desfile aéreo. A apresentação do Canadair CL-415 demonstrando o combate a incêndios foi cancelada, devido a necessidade de uso de todos os aviões no combate aos focos de incêndio na Grécia. O North American T-2 Buckeye e seu substituto, o Leonardo M346, estiveram presentes em um display estático. No transcorrer do ano de 2024 o T-2 será aposentado, após mais de 40 anos de serviço.
O Exército helênico realizou evoluções e demonstrações táticas com os helicópteros Bell OH-58D Kiowa Warrior, Boeing AH-64 Apache e o Boeing CH-47 Chinook. Já a Marinha demonstrou suas habilidades com o Sikorsky S-70B Aegian Hawk

Visitantes:
Alguns países atenderam ao convite para participarem do Show Aéreo e pudemos assistir a belíssimas apresentações. Os Estados Unidos enviaram seu F-35 Demo Team, pilotado pela Major Kristin “Beo” Wolfe, a Armée de l’air enviou o Rafale com sua bela pintura Demo, a Dinamarca e a Bélgica fizeram seu show com aeronaves F-16 Fighting Falcom. A Arábia Saudita enviou duas equipes de demonstração, sendo uma delas formada pelo Eurofighter Typhon e a outra pela conhecida equipe Saudi Hawks, voando com 7 aeronaves Hawk T1A. Também do oriente médio veio a equipe dos Emirados Árabes, de nome Al Fursan, equipada com 7 aeronaves Aermacchi MB339A e realizando um show com fumaça colorida, além de uma formação bem arrojada. A Espanha enviou a patrulha Aguila, voando 7 aeronaves Casa c-101 Aviojets. São conhecidos por serem a única esquadrilha a realizar o pouso simultâneo de todos os aviões.

Além do show aéreo havia uma grande área de estandes dos demo teans participantes , onde foi possível adquirir souvenirs e mesmo trocar patches (bordados) com tripulantes dos aviões. Para este jornalista sulamericano o Athens Flying Week ficou marcado como um daqueles grandes shows aéreos imperdíveis, que deve constar na lista de todo o spotter.
O site www.asasmetalicas.com.br agradece a Força Aérea Helênica pela organização do evento