
01 jul Belgian Air Force Days, um evento inesquecível
Reinaldo Neves
O Belgian Air Force Days, evento promovido pela Força Aérea da Bélgica e realizado na Base Aérea de Kleine Brogel teve novamente uma edição de grande sucesso. Executado nos dias 09 e 10 de setembro de 2023, o tradicional evento foi precedido por um Spotterday, realizado na sexta feira dia 08 . Durante 3 dias os entusiastas e aficcionados da aviação militar e desportiva puderam apreciar as exposições estáticas e as demonstrações em vôo.
A organização do evento superou com maestria os problemas comuns a este tipo de evento, como a quantidade de pessoal necessário para o apoio, estacionamento para os veículos, segurança e até mesmo água potável abundante, extremamente necessária devido as altas temperaturas. Todos os visitantes retornaram para suas casas e países com milhares de fotos em seus cartões e HDs e também muitas ótimas lembranças guardadas na memória.
Exposições no solo
A Base Aérea destinou uma grande área para exibição estática. O Hangar de Manutenção foi utilizado para expor as diversas profissões dentro da Força Aérea Belga e de outras áreas do setor aéreo. A pista de táxi foi amplamente utilizada para estacionar aeronaves em exposição e ao longo da lateral da pista de pouso auxiliar os spotters e aficcionados se posicionaram para registrarem as diversas aeronaves expostas na própria pista auxiliar e também se acomodaram para assistirem ao show aéreo.
Registramos as seguintes aeronaves:
Da Bélgica o Airbus A400M, Dassault Falcon 7X, Helicóptero MH90TTH, Marchetti SF e caças F-16.
A Holanda apresentou no solo caças F-16AM Fighting Falcons, F-35A Lightning IIs e um NH90NFH Caiman.
Da Alemanha vieram para a exposição estática os helicópteros CH-53GS Stallion, NH90TTH e Airbus H145M, e ainda as aeronaves Airbus A400M e Panavia Tornado IDS/ECRs.
Vindos da França anotamos um Embraer EMB-121 Xingu e um EC-120 Colibri.
A Força Aérea Portuguesa, que sempre foi apoiadora deste evento, trouxe 2 aeronaves F-16AM Fighting Falcons para a exibição estática.
A Força Aérea Eslovaca trouxe um helicóptero Mil Mi-17 pintado com uma camuflagem digital, uma combinação de rara beleza!
Da Força Aérea Espanhola reconhecemos uma aeronave de transporte CASA 295M.
Os ingleses enviaram dois helicópteros Airbus Juno HT2s, do acervo de sua Força Aérea.
Também registramos algumas aeronaves civis, como um Yak-52 e o Beech 18 da Royal Netherland Air Force Historic Flight.
- PC-7
- MILMI 17 ESLOVÁQUIA
- PC-7
- NH90NFH CAIMAN
- DASSAULT FALCON 7X
- DORNIER 228
- EC-120 COLIBRI
- A-400 ALEMANHA
- A-400 BÉLGICA
Show Aéreo
As apresentações tiveram seu início as 10:00 hs, com os dias de céu claro e um belíssimo azul de background, possibilitando ótimas imagens das aeronaves em seu balé aéreo. A programação mesclou aeronaves militares e também civis, bem ao gosto dos entusiastas.
No início do show alguns T-6 Texan realizaram uma apresentação, iniciando com uma aeronave solo e depois sendo acompanhada por mais “Texans”, nas cores da Marinha dos EUA e das Forças Aéreas do Canadá e Bélgica.Em seguida voaram um Spitfire nas cores da Holanda e um Fouga CM170, este nas cores da Equipe Nacional de Exibição da Força Aérea Belga, os Diables Rouges! No transcorrer do dia se apresentaram ainda a Patrouille Tranchand, da França, pilotando quatro coloridos CM170 Magisters, que vieram da França em substituição ao Midnight Hawks. Dentre os clássicos que se apresentaram, duas aeronaves foram o principal motivo da longa viagem deste jornalista sulamericano: os suecos SAAB J35J Draken e o AJS37 Viggen. Assistir a perfomance destas lendárias máquinas, escutar o estrondoso rugido de seus motores, fotografar as silhuetas harmoniosas e ser brindado com a visão das chamas de reaquecimento do Draken em contraste com o azul do céu foram momentos inesquecíveis e únicos! Obrigado ao grupo “ Vôo Histórico da Força Aérea Sueca”, que mantém estas preciosidades em condições de vôo.
Aeronaves civis foram representadas por um Extra 330SC com o piloto belga de F-16 Kristof Cloetens ,o planador S-1 Swift, pilotado por Luc Bertossio, a Esquadrilha Victors, voando com quatro aeronaves Piper PA28 Cherokees e ainda a equipe Royal Jordanian Falcons, com seus Extra EA330LX. Também teve demonstração de vôo de um Dornier Do228NG até sobrevôo de um Airbus A330 da Air Belgium.
- PATROUILLE TRANCHANT, FRANCE
- THE VICTORS
- SPITFIRE
- EMB 121 XINGU, FRANÇA
- VIGGEN, SUÉCIA
- DRAKEN, SUÉCIA
Aeronaves militares
Bélgica : Os militares belgas apresentaram o Agusta A109B, que há muitos anos abrilhanta eventos nos shows aéreos da Europa. Esta foi sua última apresentação, por já estar se retirando do serviço ativo da Força. Também se apresentaram os Red Devils com seus treinadores SIAI-Marchetti SF260, mais um helicóptero utilizado em Busca e Salvamento, o NH90NFH Caiman e ainda alguns F-16AM Fighting Falcon. Entre eles, o primeiro F-16AM da Força Aérea Belga a atingir seu limite de 8.000 horas de voo, recebendo uma marcação comemorativa e realizando seu último vôo.
Inglaterra: Os ingleses enviaram a sua Equipe de Demonstração de Paraquedas Falcons.
Tchéquia: Tivemos a apresentação do helicóptero PZL W-3A Sokol, da Força Aérea Tcheca, que realizou manobras acrobáticas.
Polônia: Os poloneses enviaram a Equipe Acrobática Orlik, que é a única equipe de demonstração da Força Aérea polonesa, utilizando a aeronave de treinamento PZL 130TP-II Orlik.
Grécia: A Força Aérea Helênica enviou o F-16C Fighting Falcon “Zeus” em sua famosa exibição solo. Atualmente é considerada um dos melhores displays de F-16 na Europa.
Suiça: O público foi brindado com mais uma excelente apresentação dos suiços, com seu caça McDonnell Douglas F/A-18C Hornet, pilotado pelo Capitão Yannick “Fönsi” Zanata.
Espanha: Os espanhóis compareceram ao evento, com a sua Força Aérea trazendo um Eurofighter C.16 Typhoon, que muito nos impressionou com sua alta manobrabilidade.
Estados Unidos: Uma grande atração muito esperada foi da Equipe de Demonstração do F-35A Lightning II da Força Aérea dos Estados Unidos. A aeronave foi pilotada pela Major Kristen “Beo” Wolfe e realmente encantou a todos com a sua capacidade de extrair o máximo da aeronave durante a demonstração.
França: Os franceses se apresentaram ao final da tarde com a Patrouille de France, no ano de seu 70° aniversário, em uma linda combinação do início do pôr do sol com as cores dos aviões.
Encerro este relato dos tres dias deste evento com o nosso agradecimento a Força Aérea Belga e aos organizadores, foram sem dúvida tres dias intensos e inesquecíveis.
- PZL-W3A SOKOL, TCHÉQUIA
- AGUSTA A-108, BÉLGICA
- JUNO HT-2S, INGLATERRA
- PANAVIA TORNADO, ALEMANHA
- FALCONS JORDANIANS
- PATROUILLE DE FRANCE
- F-18 HORNET, SUÍÇA
- F-16 “ZEUS”, GRÉCIA
- F-35 LIGHTINING II, USAF
- EUROFIGHTER TYPHON, ESPANHA
- ESQUADRILHA ORLIK, POLÔNIA
- F-16 FIGHTING FALCON, BELGICA
Reportagem e fotografias: Reinaldo Neves