18 maio Força Aérea Brasileira está realizando o Exercício Conjunto ESCUDO-TÍNIA.
A Força Aérea Brasileira (FAB) está realizando, na Base Aérea de Anápolis (BAAN), o Exercício Conjunto (EXCON) ESCUDO-TÍNIA. Este treinamento operacional reuniu, a partir de 11 de maio de 2026, diversas aeronaves, entre elas o F-39 Gripen, que está participando, pela primeira vez, do EXCON. Os objetivos são aprimorar a interoperabilidade entre as Forças Armadas e capacitar a Força Aérea para uma resposta militar eficiente em contextos de alta complexidade.
Historicamente, o EXCON é sediado nas Bases Aéreas de Canoas (BACO) e Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul (RS). No entanto, com o início das operações do caça Gripen em Anápolis, a BAAN está sendo palco de um adestramento técnico que integra, ainda, as aeronaves A-1M, A-29, F-5M, E-99, KC-390 Millennium e C-105 Amazonas, além de unidades das áreas de defesa antiaérea, infantaria, comando e controle, comunicações, saúde e defesa cibernética. Este ano, o treinamento está sob a responsabilidade conjunta do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), do Comando de Preparo (COMPREP) e da BAAN, visando a manutenção, a consolidação e o aprimoramento das capacidades operacionais de emprego, por meio da execução de ações planejadas que permitam avaliar desempenho, validar procedimentos e incrementar o nível de prontidão.
PREPARAÇÃO PARA MISSÕES REAIS
Ainda entre os objetivos do Exercício estão a manutenção e o desenvolvimento de Táticas, Técnicas e Procedimentos de Defesa Antiaérea e Defesa Aérea, no âmbito de operações conjuntas, abrangendo a integração e o emprego coordenado dos meios do Exército Brasileiro (EB), da Marinha do Brasil (MB) e da FAB; e o aperfeiçoamento de Missões Aéreas Compostas, incluindo operações de lançamento de pessoal e de carga. Todas essas missões estão sendo treinadas na Base Aérea de Anápolis, que passou, nos últimos anos, por reformas para receber o Gripen, que hoje já atua em sua plena capacidade operacional no sistema de defesa aeroespacial.
INTEROPERABILIDADE
O EXCON TÍNIA tem o objetivo de aprimorar a interoperabilidade entre as Forças Armadas, promovendo a integração necessária para a execução de operações conjuntas eficazes, por meio de atividades que fortaleçam a comunicação, a coordenação e a atuação sincronizada entre o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil e o Comando da Aeronáutica, fatores essenciais para uma resposta militar eficiente em contextos de alta complexidade.
AÇÕES DE FORÇA AÉREA
Nessa conjuntura, as Unidades estão sendo adestradas nas seguintes Ações de Força Aérea: Apoio Aéreo Aproximado; Assalto Aeroterrestre; Ataque; Autodefesa de Superfície; Controle Aéreo Avançado; Controle e Alarme em Voo; Defesa Aérea; Defesa Antiaérea, Defesa Cibernética, Escolta, Evacuação Aeromédica, Exfiltração Aérea, Guiamento Aéreo Avançado; Infiltração Aérea; Posto de Comunicação Aeroespacial; Reconhecimento Armado; Ressuprimento Aéreo; Reconhecimento Aeroespacial e Supressão de Defesas Aéreas Inimigas. Os objetivos do exercício foram estabelecidos a fim de atender às necessidades de treinamento e capacitação dos participantes no enfrentamento dos desafios provenientes do emprego do poder militar em tempos de crise e operações militares complexas, além de manter os níveis de preparo dentro das demandas da FAB.
O Exercício tem ainda um Spotter Day, programado para o dia 18 e o Media Day no dia 19 , momentos nos quais a imprensa e fotógrafos poderão registrar o movimento no Pátio de Aeronaves e se atualizarem sobre o Exercício. O encerramento será no dia 29 de maio.
Fonte: Cecomsaer
Imagens: Equipe Spotters Brasil
O editor do site asasmetálicas também é participante da Equipe Spotters Brasil.






