Reinaldo Neves

Nove dias de ação fotográfica registrando o maior evento aeronáutico militar da América do Sul.  Milhares de fotos, um longo e cansativo trabalho de edição e catalogação. A escolha de uma foto pode ser baseada em critérios editoriais da publicação que a solicitou, o encaixe perfeito na diagramação de uma página, a raridade do motivo fotografado e/ou a dificuldade física em se obter o click ou ainda razões de gosto pessoal. Simples assim!

Selecionei 10 fotografias que postarei nos próximos dias, tentando explicar, em cada uma, os motivos que me levaram a escolhe-la. Algumas por motivos técnicos, outras por gosto pessoal, mas todas, com certeza marcantes e significativas nesta jornada.  Não seguem uma ordem de preferência , todas tem o mesmo valor.

Amigos leitores apresento-lhes as “Escolhidas do Editor” !

 

KC-130 Hércules –  … a 100 metros da foto…

O KC-130 aterrissou no final da tarde, iluminado pelos raios de sol já próximos do poente, lhe conferindo uma tonalidade amarelada, quente. Eu estava fotografando o KC-767 Júpiter  e cliquei o Hércules saindo da pista principal e se dirigindo para a pista de taxi. Então eu “vi” a foto. Dentro de instantes a aeronave passaria ao lado do hangar e seria parcialmente  iluminada pelos raios de sol atravessando os vãos entre os telhados. Corri cerca de 100 metros em sentido longitudinal à linha de taxi que o avião vinha executando e consegui, ofegante, me posicionar a tempo de realizar duas fotos sequenciais, com o Hércules girando os motores atrás do seu “irmão” estacionado e um feixe de luz iluminando exatamente os rotores. No instante seguinte a aeronave continuou o taxi e mergulhou na sombra. No monitor do computador percebi que aquela foto tinha potencial para um trabalho de manipulação digital visando um resultado final surreal!  Como eu fotografara em baixa velocidade, os rotores formavam um perfeito anel em seu giro. Acertei o horizonte, reforcei os contrastes, as cores, diminuí a luminosidade das nuvens, e neste processo os tons amarelos da luz do sol poente ressaltaram na imagem, contrastando  fortemente com as nuvens escuras e conferindo um toque de pintura à fotografia. Uma de minhas fotos preferidas!