Primeiro Pampulha Spotter Day !

Situado a apenas 8 km do centro da capital mineira, o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade é um dos mais antigos e tradicionais do país. Mais conhecido como Aeroporto da Pampulha, em razão do famoso bairro do qual faz parte, o aeródromo operou sua primeira linha aérea no ano de 1937, nas asas da Panair. Atualmente o Aeroporto é mais utilizado pela aviação executiva e linhas aéreas  regionais operando as aeronaves ATR.

Spotting

No sábado, dia 5 de dezembro, mais uma página foi escrita em sua história:  O primeiro Pampulha Spotter Day! Coordenado pelo recém criado Spotter Clube de MG e pela administração da Infraero, durante todo o dia os entusiastas, fotógrafos e admiradores da aviação  puderam observar e registrar bem de perto a operação de diversos modelos de aeronaves e conhecer também um pouco da rotina no aeródromo. A Infraero preparou uma área próxima a cabeceira da pista, em um ponto elevado e dali todos fotografaram os procedimentos de pouso e decolagem. Nesta área houve o fornecimento de água e a  instalação de uma tenda , propiciando um maior conforto para os spotters. Este ponto de observação foi utilizado até as 11:00, quando então todos se deslocaram para as instalações do CIAAR, onde assistiram uma apresentação dos cães do canil Rompe Nuvens.

Neste evento os militares da Aeronáutica, comandados pela Ten Mariana  e pelo Sgt Almeida demonstraram a atuação dos cães em situações de controle e guarda e no final houve uma demonstração prática, quando todos assistiram a uma efetiva atuação dos animais.

No período da tarde os spotters se dirigiram ao pátio das aeronaves e deram continuidade a observação e registro, agora bem ao lado da pista de taxi. Neste local puderam conversar com os bombeiros e conhecer um pouco de seu trabalho. No total, cerca de 55 spotters estiveram no Aeroporto durante o dia, alguns vindos do interior do estado e também de Vitória, ES.

Agradecimentos

Este evento somente foi possível através do apoio da administração do Aeroporto e da atuação do Spotter Clube MG. Recém criado, o grupo é capitaneado pelo spotter e controlador de vôo Eduardo Cabrera e além das atividades de spotting, o Spotter Clube  também está promovendo ações sociais nos arredores do aeródromo. Agradecemos também ao Comando da Aeronáutica pela eficiente demonstração da equipe do canil Rompe Nuvens.

Texto e fotos: Reinaldo Neves

.