Aeronave F-39 Gripen decola do Aeroporto de Navegantes
Em um dia histórico para a Força Aérea Brasileira e para a nossa aviação, o primeiro caça F-39 Gripen decolou do Aeroporto de Navegantes, SC, rumo as instalações da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. Após a travessia oceânica a bordo de um navio cargueiro, o içamento e desembarque no porto, o deslocamento pelas ruas de Navegantes, a instalação do assento e cheques de sistemas, finalmente a aeronave ficou pronta para seu primeiro vôo. Tendo a bordo o piloto de provas sueco Marcus Wandt, o Gripen alçou vôo as 13:50 com destino ao seu novo lar, onde nos próximos meses cumprirá extensa rotina de cheques e complementações em seus sistemas, dentro do programa de transferência de tecnologia entre a SAAB e empresas brasileiras participantes. As primeira unidades operacionais serão entregues a FAB no final de 2021.
A operação contou com o apoio de dois helicópteros de sobreaviso em Navegantes e em pirassununga, prontos para qualquer eventualidade. No trajeto a aeronave foi escoltada por dois caças F-5E, sediados na Base de Canoas.
Entre os credenciados para o registro do evento estava nosso colaborador Silvio Adriani, a quem agradecemos pelas imagens disponibilizadas.
Fotografia de capa – Portal da FAB
Vida longa ao F-39 Gripen !