90 anos de Ozires Silva, fundador da Embraer
No dia 8 de janeiro, comemorou-se o aniversário de 90 anos do nascimento do engenheiro Ozires Silva. Ele foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da indústria aeronáutica no Brasil, sendo o seu maior expoente, responsávei pela criação da EMBRAER.
Ingressando como cadete na Força Aérea, iniciou sua trajetória como oficial aviador e após anos de atividades pelo país , formou-se em 1962 como Engenheiro Aeronáutico , no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Logo após se formar Ozires foi convidado a liderar o Departamento de Aeronaves do então CTA, constatando então a necessidade de aviões de pequeno porte, que facilitassem o tráfego aéreo entre as pequenas cidades. Iinicia então o desenvolvimento do projeto IPD-6504 – futuro Bandeirante – ao lado de grandes nomes como o Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Victor da Silva e os engenheiros Max Holste, Ozílio Silva e Guido Pessotti. Em 22 de outubro de 1968, ocorreu pela primeira vez o voo do protótipo, que aperfeiçoado, tornou-se o Bandeirante. A aeronave inaugurou a aviação regional no país e deu origem à Embraer.
Com a criação da Embraer, em 1969, abriram-se novos caminhos e ideais para os Engenheiros do ITA. Os sonhos do Marechal Montenegro se concretizavam com a implantação de uma indústria aeronáutica brasileira, que tornava possível colocar em prática toda pesquisa, ensino, desenvolvimento aeronáutico em sistemas e alavancar o país no campo aeroespacial.
O engenheiro e aviador Ozires Silva, durante estas nove décadas, trilhou um caminho de sucesso. Foi presidente da Petrobras e da Varig, ex-ministro de Infraestrutura, criou a Pele Nova Biotecnologia, empresa focada em saúde humana e reitor de universidade. É reconhecido como um importante empreendedor no país, e possui mais de 50 condecorações e prêmios nacionais e internacionais
Fonte : Portal da FAB
Foto: asasmetalicas