Reinaldo Neves
No processo de desenvolvimento da aviação o paraquedas surgiu como solução para salvar a vida de pilotos e tripulantes abatidos em combate ou em casos de panes e falhas estruturais da aeronave. Outras possibilidades de uso em breve iriam surgir para esta invenção. Aeronaves cada vez mais pesadas e velozes passaram a exigir um maior comprimento de pistas para aterrissagens seguras, associado ainda a um sistema de frenagem mais eficiente. Em 1943, na Alemanha, voou o primeiro avião equipado com um paraquedas de frenagem: O Arado 234 Blitz, segundo avião a jato na história e o primeiro com piloto automático e paraquedas de frenagem. Um enorme pioneirismo na época. Com a natural evolução de aeronaves e paraquedas, hoje praticamente todos os caças de alta performance tem a possibilidade de uso deste equipamento.
Na Cruzex tivemos a oportunidade de presenciar as aeronaves F-16 do Chile e da Venezuela fazerem uso de seus paraquedas, além do F-5 EM do Brasil. Na montagem, a sequência de abertura do paraquedas em uma aeronave da Venezuela. Na primeira foto o conjunto do paraquedas está sendo lançado de seu envólucro e nas fotos seguintes a abertura se completa. No final da pista o piloto gira a aeronave em ângulo próximo a 90 graus em relação a pista e libera o velame, que fica assim na pista de grama lateral, sem atrapalhar o tráfego de outras aeronaves.
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