Atualização em 16 Mar 2013

Informações colhidas de blogs chilenos e da FACH indicam que no momento do acidente tres aeronaves estavam em vôo executando manobras, enquanto o quarto avião realizava uma avaliação de performance. O avião do Cap Eduardo Varas decolou com o mecânico para um vôo de testes, sendo até o momento desconhecidas as causas da queda da aeronave.

Eduardo Varas tinha 32 anos e estava na FACH há 14 anos. Possuia 1850 horas de vôo, das quais 550 horas com Los Halcones, onde ingressara há 4 anos . Foi também piloto de helicópteros e participou de missões humanitárias no Haiti. Em 2009 sofreu um grave acidente com uma aeronave da equipe, salvando-se milagrosamente após a total destruição do avião. Era solteiro e filho único.

Cristian Garcia tinha 47 anos, dos quais 27 servindo na FACH . Era um dos principais mecânicos da equipe e deixa esposa e duas filhas universitárias.

 

 

Um avião acrobático modelo extra 300 da esquadrilha chilena Los Halcones acidentou-se a cerca de uma milha a leste do município de Quintero na costa central, durante a execução de manobras de treinamento, hoje, sexta feira, as 10:25 da manhã.
O acidente ceifou a vida dos dois tripulantes da aeronave, pilotada pelo Capitão Eduardo Varas e seu mecânico, Suboficial Cristian Garcia. A Força Aérea Chilena iniciou os procedimentos de investigação.

 

Fontes: Aero Latina, emol, e FACH.

Foto dos tripulantes : Força Aérea do Chile

– Tivemos a grata satisfação de assistir a apresentação dos Halcones na Fidae em 2008, e por duas ocasiões em 2012, nas festividades dos 60 anos da Fumaça, em Pirassununga e nos 100 anos da aviação argentina, em Córdoba. Alto profissionalismo e um show aéreo de alto nível. Nossas condolências as famílias dos militares vitimados.