Aero Rock 2016, um show de acrobacias nos céus de Pará de Minas.

Domingo, 11 de Junho, o Aeroclube de Pará de Minas, cidade a cerca de 100 km da capital abriu os portões e sua área de estacionamento para a realização de mais uma edição do Aero Rock, evento que mescla o ronco e a plasticidade dos aviões e suas acrobacias com a performance no palco de consagrados artistas nacionais. Após o show, a banda de rock Raimundos embalou a noite de aeronautas e roqueiros.

Neste ano, apresentaram-se no palco aéreo as aeronaves Buker Bu 131,  Boeing Stearman, 02 CAP 10, Yakovlev Yak- 52, Pitts model S-2 e model 12, Esquadrilha CEU com seus VANs RV8,9 e 10 e a Esquadrilha Extreme, com dois clássicos NA T-6 e dois Extra 330. Também se apresentaram 02 paragliders motorizados e ainda aeromodelos. Em um momento o show foi interrompido e uma homenagem foi prestada à família Textor, que perdeu um de seus integrantes, André Textor, em acidente durante show aéreo em Salvador . A esquadrilha continuará se apresentando com o pai , Rui e o filho Tiago Textor.

Durante o dia aeronaves e pilotos se revezaram apresentando diferentes performances, sempre exigindo o máximo de suas maravilhosas  máquinas voadoras. A locução perfeita e profissional foi executada pelo conhecidíssimo Vadico Aero, uma grande figura na aviação desportiva do país.  Foi um grande deleite assistir aos vôos de biplanos antigos como o Boeing Stearman e o Buker Bu 131, além dos treinadores North American T-6.  Por instantes os entusiastas e admiradores imaginaram estar na década de 40, assistindo a instrutores treinarem jovens pilotos para as batalhas aéreas ou ainda, no pós guerra, aos shows aéreos que começaram a se popularizar.

A Esquadrilha CEU se apresentou por duas vezes, com uma performance demorada, elaborada, que fez com que muitos abandonassem as câmeras fotográficas e apenas apreciassem ao belíssimo balé aéreo. A sequência de manobras de sua apresentação vai envolvendo os expectadores e quando termina deixa um gostinho de “quero mais”…Seus pilotos são militares que no passado serviram a Força Aérea Brasileira e trazem uma grande bagagem de vôos em formação e demonstração.

Os biplanos  Boeing Stearman e o Buker foram pilotados respectivamente  por Berg Jr, conhecido como Berguinho e por Guilherme “Sheriff“ Censoni, Os clássicos NA T-6, que tantos serviços prestaram no passado à nossa Força Aérea e à Esquadrilha da Fumaça vieram de São Paulo comandados por Carlos Edo e sua esposa Monica Edo.  O ronco forte e possante do motor radial Pratt & Whitney de 600 Hp,  avisa de longe a sua aproximação.

Duas modernas aeronaves CAP 10 demonstraram suas possibilidades acrobáticas tendo nos comandos Gustavo Panceri e Lucas Bonventi.  Lucas também trouxe seu moderno avião Pitts model 12, na cor vermelha e executou uma apresentação impecável com seu “brinquedo”, deixando a platéia extasiada e boquiaberta. Sem dúvidas ele é um dos melhores pilotos acrobáticos do país. O Extra 330 foi pilotado pelo Cmt Dennis Schwarzenbech , integrado a Esquadrilha Extreme.

O norte americano Skip Stewart levantou vôo com um Pitts modelo S-2 e iniciou sua série acrobática, a qual encerraria a jornada do dia. Infelizmente, após algumas manobras e passagens baixas uma parte do entelamento da asa superior se soltou e o piloto imediatamente aterrissou, encerrando prematuramente sua apresentação.

O site agradece ao organizador do evento, Mark Binder e aos pilotos e equipes que se prontificaram a comparecer e abrilhantar o evento. Também agradecemos aos coordenadores de imprensa, Raphael Brescia e Marcos Junglas.

Reportagem : Reinaldo Neves

Mais imagens:

.