Após 53 anos, o clássico Boeing 727 encerra atividades no Brasil.

Reinaldo Neves

 

Um gigante dos ares encerra seu ciclo de operações nos céus do Brasil. Após 53 anos de operação ininterrupta o único operador do icônico modelo anunciou o fim das atividades. No Brasil ainda restavam 3 aviões em operação na Cia de Carga Aérea TOTAL, que os substituiu pelos Boeing 737.

Boeing 727 foi produzido pela Boeing entre os anos de 1962 até 1984, com um total de 1832 unidades construidas, sendo por mais de uma década o jato comercial mais fabricado no mundo.O modelo foi também um dos representantes dos aviões trimotores, com 3 motores JT8D na parte final da fuselagem .

No Brasil o 727 chegou no ano de 1971, na versão 727-100, nas cores da Cruzeiro, sendo operado no transporte de passageiros pelas cias aéreas Varig, Transbrasil, Vasp, Cruzeiro e ViaBrasil ( charter) . Posteriormente, no seu ciclo como cargueiro voou nas cores da Air Brasil, Varig Log, Vasp Ex, Ata Brasil, Rio, Sideral,  Itapemirim Cargo e Total Cargo.
As matrículas dos 3 últimos trijatos são PR-TTO, PR-TTW e PR-TTP.

A TOTAL divulgou nas redes sociais o que seria uma carta de despedida, escrita pelos próprios aviões:

Hoje eu me despeço dos ares, foram 45 anos dedicados a cumprir com maestria aquilo que os meus engenheiros me projetaram para fazer, VOAR!  No passado, eu era uma aeronave de passageiros e na minha época eu era o avião mais moderno que existia. Mas a tecnologia dos novos aviões foi evoluindo muito rápido e eu fui ficando para trás, mas nunca deixaram de acreditar no meu potencial e então eu fui convertido em cargueiro, levando toneladas de cargas pelos céus.

Sobrevivi a crises, pandemia, altas no preço do combustível e ao automatismo e continuei voando, compartilhando os céus com meu irmãos mais novos Boeing 737 e os meus colegas A320 entre muitos outros.  Um fato curioso é que sempre que me viam passar por alguns aeroportos cediam passagem a mim, talvez em sinal de respeito e cordialidade ao irmão e colega mais velho. Já ia me esquecendo: também ganhei o apelido de Cadillac dos céus!!!  Nesse momento meus 3 JT8D silenciam-se para sempre nos céus do Brasil, mas, ainda não é o meu fim, pois, sigo voando e dessa vez com um novo operador, novas cores e em um outro país!

Obrigado pelo carinho e dedicação daqueles que sempre me fizeram voar!

Ass TTW, TTO, TTP

Imagens: Reinaldo Neves