A 10a edição da LABACE (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), segunda maior feira de aviação executiva do mundo, começou hoje (14/08), no Aeroporto de Congonhas, e vai até sexta-feira. Ao longo dos três dias, cerca de 180 expositores, entre eles os maiores fabricantes de aeronaves do mundo, vão apresentar as novidades ao mercado e fazer negócios. São 68 aeronaves expostas na área estática e a expectativa de público é de 16 mil pessoas.
A abertura oficial do evento aconteceu às 10h30 e contou com a presença de diversas autoridades. Organizada pela ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), a Labace também é palco para debates e reivindicações do setor que registrou um crescimento de 6,7% da frota no ano passado e gera 23 mil empregos diretos além dos milhares de indiretos. Uma pauta de reivindicações para a aviação geral está nas mãos do Ministro Moreira Franco e inclui, entre outros, um pedido de revisão da regulamentação das concessões de áreas aeroportuárias, essencial para a sobrevivencia das empresas, a manutenção do espaço para a aviação geral nos principais aeroportos, a construção de terminais dedicados nestes aeroportos, e ainda, em conjunto com a SAC, o desenvolvimento de um Plano para atender, com a aviação geral, as cidades não servidas regularmente pelas companhias aéreas comerciais.
A entidade lançou ontem (12/03) a terceira edição do Anuário Brasileiro de Aviação Geral, com dados e estatísticas sobre a frota (idade, fabricantes, uso e número por Estado) e ainda a movimentação do segmento nos 32 principais aeroportos do país. O Anuário tem sido, gradativamente, usado como base para a tomada de decisão das autoridades.
Labace 2013
De 14 a 16 de agosto – no Aeroporto de Congonhas (entrada pela avenida Washington Luís altura do 6000) – a feira funciona de 12h00 às 20h00, nos dias 14 e 15, e das 12h às 19h, no dia 16 de agosto
Fonte – Egom
Fotos – Labace 2011.