Reinaldo Neves

 

Isso mesmo. Um avião da Força Aérea Brasileira. E a partir de R$ 9.000,00! Difícil de acreditar, mas é a mais pura verdade. O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais, está leiloando todo o estoque remanescente na FAB das aeronaves modelo U-42, fabricados pela Indústria Aeronáutica Neiva e operados por quatro décadas pela nossa Força Aérea e também pelo Gabão. Também serão leiloados 2 aviões modelo Embraer EMB 810 Seneca, estes versão brasileira do modelo Piper PA-34, também montados pela Neiva. Ambos tem anotado um total aproximado de 5 mil horas de vôo e seu lance mínimo é de R$ 173 mil reais.

O Neiva Regente U-42 foi projetado e fabricado no Brasil, tendo sido o primeiro avião metálico a ser montado em nossas terras, isso lá pelos idos dos anos 60, ajudando a nossa incipiente indústria aeronáutica que ensaiava seus primeiros passos. Foi uma aeronave montada especificamente para a FAB, visando atender as necessidades administrativas e de transporte de pequenas cargas, operando em pistas de terra e atendendo aos comandantes das diversas Bases Aéreas. A quase totalidade dos aviadores de nossa Aeronáutica, durante os anos 70 a 90, em algum momento de suas carreiras pilotaram este avião, pois praticamente todas as Bases Aéreas possuíam ao menos um exemplar em sua dotação de aeronaves, seja no modelo Regente L-42 ou U-42.  No ano passado o comando da FAB ordenou o encerramento das atividades com o modelo e, nos últimos seis meses todos retornaram ao PAMA-LS, onde foram parcialmente desmontados e guardados dentro do hangar, garantindo sua proteção das intempéries. Apesar de tanto tempo de uso os aviões apresentam as células em excelente estado, com uma média de 4 mil horas de vôo; há alguns inclusive que estavam ainda voando há poucos meses com um total de 3.600 horas!

Para este repórter o Neiva Regente reveste-se de um simbolismo ainda maior, pois dentre minhas lembranças dos meus 30 anos na Força há dois vôos inesquecíveis: – um translado entre Santa Maria e Canoas, em 1986, quando experimentei os comandos da aeronave, e em 1988, quando realizei meu último salto de pára-quedas, saltando de um U-42 sediado na época em Florianópolis, SC.

No próximo dia 18 de janeiro mais uma página estará sendo virada nos anais da história de nossa Força Aérea. Após sucessivos e nervosos lances, ansiedades e adrenalinas em evidência, batidas do martelo, se ouvirão gritos e sorrisos de alegria iluminarão alguns rostos e os 16 Neiva U-42 remanescentes do acervo irão trocar de proprietários . Em breve, após alguns serviços de manutenção e pintura retornarão aos céus do país, com uma matrícula civil e uma paleta de cores.

Sejam bem vindos em uma nova carreira, agora na Aviação Civil!

 

( Esta reportagem foi publicada originalmente em janeiro de 2012, neste site)