Reinaldo Neves

Durante as comemorações do Centenário da Aviação Militar na Argentina o novo avião Pampa II foi oficialmente apresentado, já pintado em suas novas cores baseadas na bandeira argentina. Este avião é resultado de um upgrade no modelo IA-63 Pampa, com uma nova motorização, trocando a turbina Garret TFE731-2-2N de 3.500 lbf por uma turbina Honeywell TFE-731-40-2N, com 3.950 libras de empuxo, obtendo assim uma significativa melhora em sua performance geral.

Após as mais de 70 aeronaves se apresentarem no desfile Aéreo a Esquadrilha efetuou uma passagem baixa com dispersão, vindo imediatamente para o pouso. O Pampa II taxiou então até estacionar em frente ao palanque central, sendo recepcionado pela Banda de Música da Força Aérea. Em seguida, as autoridades presentes se dirigiram ao pátio de estacionamento e posaram para fotos junto ao novo produto da Aeronáutica Argentina. Há uma expectativa muito grande de que o país consiga exportar este treinador para outros países  sul americanos, fato comentado entre a imprensa presente.

Nos dois dias seguintes, durante as festividades dos “Portões Abertos” o Pampa II realizou diversas apresentações, nas quais pode exibir toda a sua manobrabilidade e velocidade. É um excelente jato de treinamento e também um avião de ataque leve, tornando-se uma ótima opção para nossos países vizinhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta reportagem foi originariamente publicada neste site em Agosto de 2012.