Todos querem fotografar e serem fotografados!  Ter de recordação uma bela imagem do dia em que foram a um show aéreo, ou daquela acrobacia fantástica que presenciaram. Poder contar aos amigos e provar sua presença em um grande evento! Com o advento da câmera digital e recentemente dos celulares com câmeras de boa resolução, a fotografia tornou-se mais e mais acessível para o grande público.  Os profissionais militares também registram sua participação e assim, durante as pausas e mesmo durante a preparação para os “combates aéreos” era visível a movimentação de fotógrafos, seja com pesadas câmeras profissionais ou mesmo pequenos celulares.

A grande produção de imagens, entretanto, proveio de outro grupo de fotógrafos e repórteres participantes de um universo paralelo : os spotters. Dentre os spotters estavam aqueles simplesmente aficcionados e havia também os que estavam trabalhando para as mídias digitais e revistas de aviação.

Este grupo acompanhou todo o desenrolar das atividades da Cruzex, seja do lado de fora dos muros e cercas da Base Aérea de Natal ou dentro das instalações militares, devidamente credenciados pela Força Aérea. Durante vários dias conviveram no mesmo espaço brasileiros, holandeses, italianos, franceses, argentinos e outros spotters vindos de outros países. Nos dias seguintes ao término das atividades e ainda pelas próximas semanas, muitas reportagens e fotografias estarão sendo divulgadas ao redor do mundo graças a atuação  deste grupo. A internet abriu espaço para o reconhecimento do alcance e importância das atividades realizadas pelos spotters, um grupo sempre empenhado na preservação e divulgação da cultura aeronáutica.

O site asasmetalicas agradece a todos os amigos nesta maravilhosa jornada!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Add an Image