C-105 Amazonas SAR

Dia da Aviação de Busca e Salvamento da FAB.

 

 

O Dia da Aviação de Busca e Salvamento é comemorado em 26 de junho. Nesta data, há 53 anos, após uma das maiores operações de Busca e Salvamento já realizadas em território brasileiro, foi localizado o avião C-47 FAB 2068, desaparecido na selva amazônica.
“Achamos o 2068!”

Essa frase, proferida pelo Major Aviador Fávero, enquanto pilotava o FAB 6539 Albatroz, há exatos 53 anos, marcou indelevelmente a memorável operação de Busca e Salvamento que envolveu 35 aeronaves, consumiu mais de mil horas de voo e, finalmente, encontrou a aeronave C-47 2068, que havia caído nas proximidades da cidade de Tefé.

Apesar das imensas dificuldades para resistir aos ferimentos, à sede e à fome, por dez longos dias em meio à selva amazônica, os sobreviventes daquele fatídico acidente não perderam as esperanças, pois sabiam que existiam, na Força Aérea, militares abnegados que não descansariam até que cumprissem sua missão de salvar vidas: os homens SAR!

Esta missão fez ecoar na eternidade a frase célebre do Tenente Velly, um dos cinco sobreviventes do acidente com o C-47 2068: “Eu sabia que vocês viriam!”
Diversos Esquadrões e aeronaves da FAB podem ser empregados para o cumprimento dessa missão e estão espalhados pelo país, com equipes de prontidão 24 horas por dia, sete dias por semana.

Localizar, Socorrer, Resgatar.

Para que outros possam viver.

 

C-105 Amazonas SAR

Foto: C-105 Amazonas, versão SAR, fotografado na Cruzex 2013, em Recife.
Fonte:  Portal da FAB