Reinaldo Neves
O Museu Aeroespacial promoveu mais um tradicional evento “Domingo Aéreo”, no dia 21 de Outubro, com a participação de militares das três forças e Polícia Militar, além de diversos representantes da sociedade civil e dos aeronautas em geral. O sol inclemente sobre o concreto da pista de taxi e pátio das aeronaves, gerando um calor de 42 graus centígrados não foi suficiente para arrefecer a vontade do público que se deslocou ao local. Aproximadamente 54 mil pessoas se espalharam por entre as barracas e tendas de produtos e serviços de alimentação, anunciantes e profissionais diversos, recreadores para as crianças e ainda os raros aviões que o Museu posicionou estrategicamente para visitação e apreciação. No evento pudemos ver o lançamento da Revista “Operacional”, um empreendimento editorial do jornalista Rafael Sayão e Carlos Filipe Operti. Como o nome sugere, trata-se de uma publicação voltada para o registro das atividades operacionais das Forças Armadas e de Segurança, preenchendo assim uma lacuna em nosso mercado editorial. Acesse http://www.revistaoperacional.com.br/portal/.
Também conhecemos a Amaero (Amigos do Museu Aeroespacial), associação civil sem fins lucrativos que procura difundir as atividades do Musal junto ao público. O site é http://www.amaero.com.br/.
Durante a jornada o público pode adentrar as instalações do Museu e conhecer o belíssimo acervo coletado e mantido pela instituição. Inaugurado em 18 de Outubro de 1976 o Museu está instalado nos hangares da antiga “Divisão de Instrução de Vôo da Escola da Aeronáutica”, fazendo parte do Campus da Universidade da Força Aérea, estando todo este conjunto dentro do Campo dos Afonsos. Neste ano de 2012 o Campo completa um centenário de existência, sendo considerado o Berço da Aviação Militar no Brasil.
Abrilhantando o Show Aéreo se apresentaram três aeronaves Bellanca Super Decathlon, que se revezaram durante o dia alegrando e entusiasmando o público. A FAB se fez representar em vôo pelo helicóptero H-34 8733 pertencente ao 3°/8°GAV, Esquadrão Puma, realizando arrojadas demonstrações de “rapel e macguire”. Também realizaram passagens baixas uma aeronave de caça F-5EM do 1°GAVCA e um avião de ataque A-1B pertencente ao 1°/16°GAV. Estava previsto o lançamento de pára-quedistas, mas em virtude de uma indisponibilidade da aeronave lançadora os saltos infelizmente foram cancelados.
Estacionados em frente ao público e com longas filas para visitação estavam uma aeronave Hércules C-130, um C-115 Búfalo, o C-91 Avro, uma aeronave de caça modelo F-104S Starfighter, um AT-26 Xavante e a “menina dos olhos” dos entusiastas, o P_47 B4, que realizou um acionamento de motor.
E, conforme previsto, às 16 horas as aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea ligaram seus motores, decolaram em seqüência e após um sobrevôo de reconhecimento iniciaram mais um belo espetáculo de arrojo, beleza plástica e competência acrobática.
Após o pouso os pilotos, cumprindo a tradição, se dirigiram ao público e distribuíram revistas e autógrafos, sendo efusivamente recebidos pela população.
O site asasmetálicas agradece a todos os integrantes do MUSAL, pela dedicação, profissionalismo e esmero na realização de mais um magnífico evento.
MUSAL – http://www.musal.aer.mil.br/