No dia 10 de Agosto de 1896 falecia, na Alemanha, o grande pioneiro da aviação, engenheiro Otto Lillenthal. No dia anterior, sofrera um grave acidente com seu planador e teve a coluna fraturada.
Durante muitos anos ele estudou o vôo das aves e construiu inúmeros planadores de testes. Seus estudos foram publicados em um livro, Der Vogelflug als Grundlage der Fliegekunst (O vôo das aves como fundamento da arte de voar), lançado em 1889. A partir de 1891 ele inicia vôos tripulados, utilizando-se principalmente de um morro artificial construído por ele para seus testes. Durante 5 anos realizou cerca de 2500 vôos, construindo planadores monoplanos e biplanos , saltando também de outros locais próximos a Berlim.
No dia 9 de agosto de 1896, Lillenthal se dirige a montanha Gollemberg, a 60 km de Berlim, acompanhado de seu mecânico Paul Beylich. O dia estava com o céu limpo, mas com possibilidades de ventanias. Após a decolagem o planador é atingido por um vento lateral que desestabiliza-o e cai de uma altura de 15 a 17 metros, causando fratura cervical no tripulante. Antes de morrer o inventor disse que “sacrifícios precisam ser feitos”
Praticamente todos os pioneiros que se seguiram na aviação basearam seus estudos iniciais nos projetos de Lillenthal. Além de ter sido o primeiro homem a comprovada e repetidamente realizar vôos, foi também o primeiro a ser fotografado em vôo.
Fotos: Otto Lillenthal Museum
.