Reinaldo Neves

O reabastecimento de uma aeronave em voo, também conhecido como REVO, é o processo de transferência de combustível de uma aeronave para outra em pleno vôo.. Através deste processo a aeronave receptora do combustível aumenta seu tempo de permanência em vôo, sendo muito útil em operações militares. A aeronave poderá transportar mais armas a uma distância maior ou permanecer mais tempo no teatro de operações, muito útil no caso de uma aeronave de observação.

As guerras recentes, pós Vietnã, viram o aumento da atividade de REVO, quando aviões de caça e bombardeiro executaram suas missões a longas distâncias de suas bases, retornando incólumes às mesmas. Bem diferente do reide sobre Tóquio, em 1942, quando 16 B-25 decolaram do porta-aviões USS Hornet e após seu ataque quase suicida aterrissaram na China (Doolittle Raid), sendo perdidas duas tripulações e todas as aeronaves.

O emprego maciço de aviões REVO se deu nas duas guerras do Iraque, em 1991 e 2003, mostrando a capacidade de se manter uma guerra distante, a salvo dos ataques do inimigo. Estas duas guerras mostraram também ao mundo o imenso poderio bélico dos Estados Unidos e seu alcance ; não há nenhuma Base Aérea, indústria ou instalação militar  a salvo de um ataque aéreo norte americano.

REVO na Cruzex

Nesta edição da Cruzex tivemos a participação de 5 aeronaves. O Brasil compareceu com seus dois reabastecedores KC-130 Hércules, os Estados Unidos e o Chile com o KC-135 Stratotanker e a Colômbia com seu Boeing 767 Júpiter. Os militares da FAB aproveitaram os exercícios para comprovar as capacidades do avião colombiano, que é do mesmo modelo escolhido pela FAB para substituição dos recém desativados Boeing 707 do esquadrão Corsário.

Na guerra moderna, há um trinômio que a cada exercício demonstra sua importância e afirma a necessidade de sua utilização para o sucesso das missões:  Aviões de caça  modernos, aviões de alarme antecipado e controle e aviões de reabastecimento. A novela do FX( novo caça para a FAB) vem se arrastando há anos e no início deste ano o governo vetou a compra de dois novos reabastecedores ( Boeing 767 usados revitalizados por Israel). Duas perguntas não calam diante dos acontecimentos:

 

– O Brasil quer mesmo o papel de país líder da América do Sul?

–  Há algum país forte nas rodadas de negociações internacionais que não tenha também Forças Armadas a altura de seus pleitos?