Spotter Day Confins. Um dia memorável…

Sábado, 18 de julho de 2015. O sol surgiu pleno, cercado por esparsas nuvens , seus raios de tons amarelo e laranja aquecendo o solo e as árvores, prenunciando que teríamos um dia propício para a prática de nosso hobby, o plane-spotting. Aos poucos , a pé, de carro, sozinhos ou em grupos, os spotters foram chegando nas instalações do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Confins, situado em uma das extremidades do Aeroporto. Quase todos vinham equipados com mochilas contendo os itens necessários para a prática do hobby: câmeras para os aficionados da fotografia e vídeo, binóculos para os estritamente observadores,  bloquinhos de anotações, água, lanche e itens pessoais. Todos tiveram um dia inesquecível!

O evento, inédito neste formato em Belo Horizonte, foi organizado pelo grupo “Spotters do Brasil” , dentro de uma também inédita agenda anual de spotters days. O Spotter Day Confins foi organizado por Eduardo Cabrera, de Belo Horizonte, auxiliado por Douglas Araujo, de São Paulo e Camila Couto, do Rio de Janeiro. A iniciativa recebeu ainda o decisivo apoio do Comando da Aeronáutica,  através do DTCEA-CF  . O objetivo principal do evento foi oferecer a comunidade aeroportuária e vizinhanças, um ambiente propício e organizado para o aprendizado, aprofundamento e desenvolvimento da prática do spotting.

O Comando do DTCEA-CF ofereceu ainda aos participantes uma visita as instalações do Destacamento, incluindo a Torre de Controle. Na Torre todos puderam assistir “in loco” a atuação da equipe de controladores, desde a operação de push-back da aeronave do finger, taxiamento, e decolagem, assim como  o processo inverso de aterrissagem e direcionamento ao finger

A empresa CHB Simuladores ofereceu horas de vôo em seu simulador do Boeing 737NG, dentro da atividade “piloto por 1 dia”. O sorteio das vagas foi disputadíssimo e os felizardos ganhadores poderão agendar o seu dia e, em dupla, pilotar durante noventa minutos, após briefing dos instrutores..

No total, cerca de 200 pessoas compareceram ao evento, vindas de diversas cidades de Minas gerais e também de outros estados.  Além das cidades que integram a Grande BH ( Contagem, Betim,  Confins, Lagoa Santa, Vespasiano, Pedro Leopoldo,), também vieram mineiros de Viçosa, Conselheiro Lafaiete, Uberaba, Jacutinga, Iguatama, Manhuaçu, Teixeiras e outras mais… De outros estados desembarcaram spotters oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amapá, Acre  e da capital federal, Brasília.

Circulando entre os presentes ,  conversamos com pessoas que exemplificam bem os diferentes públicos alcançados por este evento.  Conversei com o Luis Fernando, que veio acompanhado da namorada. Luis é Piloto Privado, está em fase de conclusão para tirar o brevê de Piloto Comercial e é um spotter e entusiasta clássico: sonha e respira com a aviação, conseguiu tirar seu brevê e está prestes a iniciar uma carreira na aviação como piloto . Não tem preferências, gosta de ser piloto e o que vier para pilotar  será bem vindo!  Conhecemos também o Jeferson, de Iguatama, interior de Minas, que pela primeira vez participa de um evento de spotters. Seu sonho é ser piloto comercial mas iniciará sua caminhada na aviação fazendo curso de comissário e , no futuro obterá seu brevê de Piloto Comercial.

Também conversamos com o Marcelo e a Claudia, de Belo Horizonte, que trouxeram a família para juntos apreciarem o visual das aeronaves. Todos nunca haviam participado de um evento do gênero e adoraram a oportunidade de ver de tão perto a operação de um grande aeroporto. De Matozinhos veio o jovem Danilo , que aos 15 anos de idade já possui um grande conhecimento de aeronaves. Sua história é parecida com a de muitos spotters: – Desde pequenino avistava os aviões passando sobre sua casa e lia tudo sobre os pássaros metálicos. Em 2005 fez sua primeira viagem a bordo de uma aeronave, um vôo de Confins para Vitória, a bordo de um Boeing 737-700 da Gol. É muito incentivado pelos pais e seu sonho, invariavelmente, é se tornar um Cmt de Linha Aérea.  Seu avião preferido é o Airbus A-330-200 da TAP !

O evento realizado em Confins, a exemplo dos eventos conduzidos pelo Aeroin em São Paulo e outros promovidos pelo Spotters do Brasil, estão resgatando o prazer de famílias virem ao Aeroporto apreciarem as atividades das aeronaves e dos profissionais do meio, o prazer de spotters se encontrarem com amigos, registrar novas aeronaves, novas pinturas e selarem novas amizades. Mas , sobretudo, estes eventos divulgam a cultura aeronáutica, ampliam os horizontes de nossa juventude e integram ainda mais as instituições e empresas ligadas a atividade aérea  com  a comunidade.

Esperamos ansiosamente pelo próximo…

Agradecimentos:

Agradecemos ao DTCEA-CF pela abertura do espaço e pelo eficiente apoio prestado durante a realização do mesmo, agradecimento aqui externado aos militares Maj Renato,  Ten Fernandes e SO J.Eduardo, mas extensivo também a todos os militares envolvidos na jornada.

Agradecemos também a  CHB Simuladores, que ofertou quatro pacotes para participação no Projeto Piloto por um dia. Piloto e copiloto no Simulador de voo do Boeing 737-NG.

Apoio:  Spotter Clube MG, Aviação Total, Revoar e a Revista AeroIn Brasil, que ajudaram na divulgação do evento;
O grande spotter , Sr. Francisco JP Pizzaro , que ofereceu um kit com 3 copos plásticos da extinta VASP, ítem altamente desejável pelos spotters colecionadores!