Supermarine Spitfire no Museu Asas de Um Sonho, SP
Há exatos 80 anos, 5 de março de 1936, acontecia na Inglaterra o primeiro vôo do Supermarine Spitfire, o mais célebre avião de caça dos ingleses. Projetado por Reginald Mitchel, o avião foi o principal responsável pela defesa da Inglaterra durante as tentativas alemãs de forçarem uma rendição na chamada Batalha da Grã Bretanha.
Este fantástico avião entrou em serviço a partir de 1938 e foi o único caça a combater durante toda a segunda guerra mundial, sofrendo modificações e aperfeiçoamentos que lhe permitiram lograr este feito. Algumas de suas últimas versões utilizadas em combate , mais velozes, eram desarmadas e adaptadas para o reconhecimento aéreo.
– O nome Spitfire, significa, ao pé da letra, “cuspidor de fogo”, mas seu significado real é indicar uma pessoa de gênio irascível, briguenta. Nome bem apropriado para um caça!
– As primeiras versões do Spitfire eram equipadas com 8 metralhadoras .308 Browning, eficientes contra lentos bombardeiros ou os leves caças alemães Me-109, ou ainda em ataques contra tropas em veículos leves. As últimas versões, modelos Mk 21, 22 e 24 estavam equipadas com 4 canhões de 20mm, mas eram menos manobráveis.
– O primeiro combate travado por um Spitfire deu-se no dia 16 de outubro de 1939, quando um Spitfire Mk1 abateu um bombardeiro alemão Junkers JU-88 sobre a Escócia.
– Em 1948, durante o processo de criação do Estado de Israel, algumas dezenas de Spitfires foram contrabadeados pelos judeus e atuaram nos combates contra os países árabes.
Fontes: chuckhawks.com, areamilitar.net, wikepedia