FAB estuda emprego do T-27 na Esquadrilha da Fumaça e mudanças na Instrução Aérea.

Reinaldo Neves

 

A Força Aérea Brasileira, através de uma Portaria, instituiu um Grupo de Trabalho para estudar perspectivas relativas à Instrução Aérea Inicial e Operacional na Força Aérea Brasileira. Tendo como base a atual dotação orçamentária e observando os aspectos operacionais, organizacionais e pedagógicos da Força, o estudo servirá de subsídio para as futuras decisões na Instrução de Formação na Academia da Força Aérea , no 2º/5º Gav, sediado em Natal e ainda na Esquadrilha da Fumaça.

 

O estudo analisará a possibilidade de se utilizar somente um equipamento durante toda a instrução na AFA, sendo utilizada a aeronave T-25M. Prestes a completar 60 anos do vôo do primeiro protótipo, estas aeronaves são robustas e perfeitamente adequadas para a instrução básica e, após serem modernizadas no PAMALS, recebendo um novo painel e modernos sistemas eletrônicos, o estudo sinalizará a sua capacidade de cumprimento de todas as missões previstas para o cadete. Também se analisará a possibilidade de montagem de mais aeronaves do modelo pelo Parque de Lagoa Santa.

 

Quanto ao T-27, o estudo dimensionará o acervo total de aeronaves , vislumbrando-se a possibilidade de transferência para outra localidade, notadamente a Base Aérea de Natal, sede do 2º/5º Gav. Para este esquadrão, será estudada a viabilidade e as necessidades logísticas relativas à adequação da aeronave T-27M como plataforma d’armas. Ainda dentro deste contexto serão analisados os impactos operacionais e de emprego, decorrentes das diferenças de capacidades entre o T-27M e o A-29 .Se aprovado, as atuais aeronaves A-29 pertencentes ao acervo deste esquadrão serão realocadas nas Unidades Aéreas do 3º Grupo de Aviação.

 

Esquadrilha da Fumaça

Por fim, será avaliada a substituição das aeronaves A-29 do Esquadrão de Demonstração Aérea pelos T-27M, cumprindo suas missões de demonstração nos moldes atuais. Um questionamento a ser debatido é se as aeronaves T-27M ainda poderão atender aos requisitos de segurança e confiabilidade, que são exigidos nos mais altos padrões de acrobacia aérea. A modernização do T-27M contemplou todo o aspecto eletrônico e tecnológico, entretanto são aeronaves com 3 a 4 décadas de serviços prestados a Força Aérea.

 

Estes estudos vislumbram uma grande mudança na Instrução Aérea e Emprego Operacional na FAB, afetando a formação dos cadetes e a Esquadrilha da Fumaça, que poderá, novamente, voltar a operar uma antiga aeronave. O Grupo de Trabalho apresentará suas conclusões até o final de março, para análise e decisão do Alto Comando..

 

Fotografias: T-27M –  Cabo MariscaL , FAB
T-25M –  Soldado G. Lacerda ,  FAB