90 anos do primeiro vôo do Douglas DC-3, a aeronave que popularizou as viagens de avião na década de 1930( e ainda voam…)

Reinaldo Neves

Na imagem acima, o mais antigo DC-3 em condições de vôo, entregue em 1937.

 

Há 90 anos, no dia 17 de Dezembro de 1935 realizou-se o primeiro vôo de uma das mais icônicas aeronaves na história da aviação. Com o experiente piloto Carl Cover nos comandos, a aeronave Douglas DC-3 decolou das instalações da Douglas Aircraft Company e após a entrega das primeiras unidades à Cia Aérea American Airlines descortinou-se a possibilidade de vôos comerciais exclusivamente com passageiros, sem a necessidade de subsídios ou carga. Imediatamente outras cias aéreas começaram a comprar o avião e este foi praticamente o início da popularização das viagens comerciais em aviões.

 

Na segunda Guerra Mundial o fabricante produziu sua mais popular versão, o C-47 Skytrain, modelo que teve mais de 10.000 unidades fabricadas. O avião foi também fabricado sob licença e no total, cerca de 16.000 aeronaves foram produzidas. O avião se mostrou, ao longo dos anos, uma aeronave extremamente robusta e confiável, com diversos exemplares voando por muitas décadas. Sua última versão foi com a instalação de motores turbo-hélice PT6A-65AR da Pratt & Witney, recebendo o nome de Basler BT-67. Sua performance foi bastante melhorada e a fuselagem teve um pequeno alongamento.Ocasionalmente estes aviões realizam vôos fretados para expedições a Antártida , comprovando sua enorme versatilidade. Em shows aéreos nos Estados Unidos e Europa alguns exemplares ainda se apresentam , gerando grande curiosidade e apreço dos entusiastas.

 

As fotografias publicadas foram produzidas durante minha visita ao Flórida International Air Show, em Punta Gorda ( 2006), Sun & Fun em Lakeland ( 2006) e no Air Venture em Oshkosh ( 2010). As fotos em preto e branco são do acervo do pesquisador e entusiasta SO FAB Jose de Alvarenga (in memorian).