30 dez Show Aéreo de Sanicole 2025, passado e presente nos céus da Bélgica!
- Frecce Tricolori
- Avro Anson I
O International Sanicole Airshow consagra-se como um dos encontros aeronáuticos mais aguardados de toda a temporada européia. Neste ano tivemos a edição de número 45, exibindo o display de diversas forças aéreas e também de operadores civis, somando 13 países representados no Airshow. O ano de 2025 está celebrando os 80 anos do fim da Grande Guerra na Europa e também o cinquentenário do final da Guerra do Vietnã.
O final de semana em Sanicole inicia-se tradicionalmente com um show no sábado a tarde, estendendo-se até além do por do sol, com shows pirotécnicos. Diversas equipes se apresentam, algumas como uma prévia do show aéreo completo no dia seguinte. As previsões de mau tempo previstas pela meteorologia para o evento deste ano acabaram se concretizando, com ventos fortes, um período de chuva contínua durante o show e o céu carregado de nuvens sombrias. Os fortes ventos causaram alguns cancelamentos, tanto no início da jornada quanto no show pirotécnico noturno, atingindo os paraquedistas belgas e ingleses, além do show dos paramotores poloneses. Durante a tarde a chuva também causou o cancelamento do show da Frecce Tricolori, dos Red Arrows e do PC-9 da Eslovênia. Nos dois dias de celebração aeronáutica um público pagante somado de 45 mil entusiastas participaram da festa, assistindo as acrobacias e sobrevôos e também apreciando as aeronaves em exposição estática, além de visitar as dezenas de barracas de comerciantes de souvenirs e de alimentação.
Exposição Estática
Estacionados ao longo da pista estavam algumas aeronaves utilizadas na guerra, como o clássico Consolidated PBY-5A Catalina, matrícula , modelo utilizado na II Guerra Mundial e uma aeronave Fiesler Storch . Outras aeronaves expostas foram um Agusta-Bell AB212 da Força Aérea Austríaca, um Pilatus PC-7 Turbotrainer e um NH Industries NH90NFH Caiman, ambos da Força Aérea Holandesa e ainda um Airbus H225M Caracal da Força Aérea Húngara e um Agusta A109BAi da Força Aérea Belga.
- Phoenix Paramotor
- Victors Formation
- SU-26
Show Aéreo
O Airshow teve seu início com a apresentação dos poloneses da Equipe de Exibição de Paramotor Phoenix, realizando vôos de formação e também fogos de artifício.Foram seguidos pelos Victors Formation Team e pelos suecos do Team Thunder, além da equipe AeroSuperBatics Wingwalkers, com duas aeronaves e suas acróbatas . Também se apresentaram um Pitts S-2SE Special pilotado por Rich Goodwin e o piloto Frank Van Houten pilotando o Dutch Rush Sukhoi Su-26MX. Da Tchéquia veio a Equipe Acrobática Flying Bulls, voando quatro aeronaves XtremeAir XA42. Participaram do show noturno no sábado e também se apresentaram no domingo, realizando uma belíssima sequência de acrobacias em formação.
Da França veio a Equipe de Voltige de L’armée de L’air, equipados com um Extra 330LC e duas aeronaves Extra 330SC, uma rara presença internacional. Outra atração internacional que retornou a Sanicole foram os Jordanians Falcons, com suas quatro aeronaves Extra 330LX, em suas cores chamativas.
Os helicópteros foram representados por um MBB Bo105 do Exército Alemão, pilotado por Maciej Dominiak, que também se apresentou no show noturno no sábado. A Força Aérea Belga apresentou uma demonstração de Busca e Resgate com o NH Industries NH90NFH Caiman, o Exército Francês realizou vôos com o Airbus H120 Calliope da HeliDax e os ingleses enviaram um Leonardo Wildcat HMA2 solo da Equipe de Helicópteros Black Cats .
- Spitfire
- B-17
- Beech D17G “Sally B”
Comemoração do final da II Guerra.
As comemorações dos 80 anos do final da Segunda Guerra Mundial trouxeram algumas relíquias para apresentação em vôo. Uma aeronave Beech D17S Staggerwing, nas cores utilizadas pelo Príncipe Bernhard da Holanda enquanto lutava no Reino Unido e um Bombardeiro Boeing B-17G Flying Fortress ‘Sally-B’ , ambos pilotados pelo famoso piloto de exibição Peter Kuypers. A B-17 substituiu o Avro Lancaster, que cancelou a participação devido as condições climáticas desfavoráveis a sua vinda da Inglaterra. Ainda se apresentaram um Supermarine Spitfire IX, um AT-6D Texan norte-americano e um raríssimo Avro Anson I, vindo da Tchéquia. Este modelo foi o primeiro avião da RAF perdido em operações durante a Segunda Guerra Mundial, abatido por um Heinkel He115 em setembro de 1939. Também voaram Hawker Fury ISS, apresentando uma pintura nas cores do deserto da Força Aérea Iraquiana e mais um Supermarine Spitfire XVIe, ambos pilotados por Kris Van der Bergh. A apresentação do segundo Spitfire foi durante um Heritage Flight, liderando um Lockheed Martin F-16AM Fighting Falcon.
- Phantom F-4
- OV-10 Bronco
- Beech T-6A Texan II
Comemoração do final da Guerra do Vietnã
O ano de 2025 marca o cinquentenário do final da Guerra do Vietnã e este foi um dos temas escolhidos pela organização do evento. Duas aeronaves símbolo daquele conflito marcaram presença nos céus de Sanicole, o North American OV-10B Bronco e o McDonnell Douglas F-4E-AUP Phantom II . O Bronco foi uma aeronave desenvolvida como contra insurgência e após o término do conflito foi vendido para diversos países, operando até dezembro de 2024 ( Filipinas). Uma das grandes estrelas do evento foi o F-4 Phantom, enviado pela Força Aérea Helênica, um de seus últimos operadores. A aeronave realizou diversas passagens baixas para a alegria dos entusiastas, devido a raridade de um Phantom voando em shows aéreos.
Uma grata surpresa foi assistir a apresentação do Conair S-2FT Turbo Firecat da Amicale Alençonnaise des Avions Anciens. Originalmente este avião é um Grumman S-2 Tracker convertido para o combate a incêndios e que também uma certa capacidade acrobática. Após a demonstração do lançamento da água a aeronave iniciou uma série de manobras semi acrobáticas, em um belo show de agilidade e perícia. Mais duas aeronaves turbohélices deixaram marcadas suas presenças no airshow, uma delas trazida pelos gregos e a outra pelos eslovenos. A Força Aérea Helênica trouxe o Beechcraft T-6A Texan II tripulado pela Equipe de Demonstração Daedalus e a Força Aérea Eslovena trouxe o Pilatus PC-9M Hudournik. Ambas as equipes realizaram uma apresentação a altura do evento, com a rotina de loopings, touneaux e passagens baixas.
- Thundertigers over Sanicole
- A330 MRTT and Thundertigers
- T6 “Safety Jogger”
Representando a OTAN, a Força Aérea Belga enviou uma aeronave Airbus A330MRTT, acompanhada de quatro Lockheed Martin F-16AM Fighting Falcons do 31º Esquadrão dos Thundertigers. Após algumas passagens isolado o Airbus se retirou e os F-16 fizeram então as suas passagens.
Sanicole prestou uma homenagem ao piloto polonês Major Maciej “Slab” Krakowian, membro do esquadrão Tiger da OTAN, morto no dia 28 de agosto, quando treinava para o Show Aéreo de Radom pilotando um F-16. Os quatro aviões F-16 dos Thundertigers retornaram aos céus e efetuaram a formação “missing man” em homenagem ao piloto falecido.
Dois grupos de paraquedistas trabalharam juntos e abrilhantaram o evento com seus velames coloridos. Do Reino Unido veio a Equipe de Demonstração de Paraquedas JumpDogs, formada por ex-militares e do Exército Belga saltaram os paraquedistas da Equipe de Demonstração de Paraquedas Black Devils.
- Jump Dogs Team
- Pitts S2-SE
- Jordanian Falcons
Uma das mais esperadas apresentações foi a dos Red Arrows, do Reino Unido. Voando com seus nove coloridos aviões BAE Systems Hawk T1 os pilotos realizaram um show apresentando um grande repertório de acrobacias e manobras em equipe. Da Itália veio uma das mais tradicionais equipes de demonstração aérea, a Frecce Tricolori, embalada pela recente comemoração de seus 65 anos de fundação, comemorados uma semana antes em um grande airshow em Rivolto. Sua apresentação é sempre um sinônimo de muita fumaça colorida durante suas evoluções e tem seu final arrebatador, ao som de “Nessun Dorma”, cantada por Pavarotti.
Encerrando o evento, o piloto Jan “Rust” Ratz realizou uma belíssima demonstração com o SAAB JAS-39C Gripen, da Força Aérea Tcheca. Este jato , também participante da Associação Tigre da OTAN apresenta uma colorida pintura que confere uma beleza plástica ainda maior a aeronave. Foi uma excelente escolha para o fechamento do Show Aéreo.
Fim do show, retorno a minha hospedagem e no dia seguinte embarco em uma longa viagem de Bruxelas para Zurich, travessia do Atlântico até São Paulo, Brazil, e de lá para Belo Horizonte, encerrando assim o meu Tour Europa de Spotting.
Agradecimentos a todos os organizadores e participantes dos shows aéreos!
- AeroSuperBatics Wingwalkers
- Heritage Flight
- Team Thunder
- Red Arrows
- Hawker Fury ISS
- MBB Bo105
- Flying Bulls
- ASW 159
- SAAB JAS-39C Gripen

























